Reforma tributária precisa acompanhar economia digital
20 de julho de 2023A participação de Nina Pencak, sócia da nossa área tributária, no XI Fórum Jurídico de Lisboa foi registrada pelo Consultor Jurídico. Nina participou da mesa cujo tema foi a relação entre tributação e economia digital na Reforma Tributária.
Considerando a redação do substitutivo da PEC 45/2019, Nina destacou a possível alteração do art. 105 da Constituição, que outorgaria ao Superior Tribunal de Justiça a competência originária para julgamentos de conflitos entre entes federativos ou entre os entes e o Conselho Federativo do IBS.
A advogada relembra que a Constituição já atribui competência originária similar ao Supremo Tribunal Federal, o que pode gerar problemas na formação de precedentes sobre o tema.
Nina acredita, ainda, que, se aprovada, a Emenda Constitucional pode resolver a questão do esvaziamento das bases econômicas tributadas pelo ICMS e das competências dos estados com a digitalização da economia.
Para a especialista, no texto da PEC não há distinção entre bens materiais e imateriais, tangíveis ou intangíveis, e diz que “com a junção do ISS e do ICMS, me parece que haverá uma possibilidade de superação, enfim, dessa questão.”
O Fórum Jurídico de Lisboa aconteceu no final do mês de junho e seu tema principal foi “Governança e Constitucionalismo Digital”.
Confira matéria na íntegra: https://bit.ly/46VeM1K