Matéria

Núcleo de Tributação do Insper analisa medidas tributárias em meio à pandemia da Covid-19

Breno Vasconcelos falou para o Estadão sobre pesquisa que conduziu junto com Thais Shingai e Letícia Sugahara, todos da equipe tributária do escritório, e Lorreine Messias, no Núcleo de Tributação do Insper. O objetivo da pesquisa foi identificar e entender as medidas tributárias adotadas pelos países em resposta aos efeitos na economia da Covid-19.

A pesquisa mapeou que metade das 166 medidas adotadas por 43 países é de adiamento no pagamento de tributos. Em menor escala, 15,7% das ações estão relacionadas à redução da carga tributária.

Segundo Breno, a Alemanha é um dos países com resposta mais expressiva de ajuda econômica. O governo de Angela Merkel suspendeu o pagamento dos tributos de forma horizontal, tanto para empresas como pessoas físicas. Já o Brasil suspendeu por três meses o pagamento do Simples, além de reduzir pela metade a contribuição das empresas ao Sistema S.

Na avaliação de Breno, o Brasil terá que ampliar as medidas como forma de garantir a sobrevivência de empresas e, consequentemente, a manutenção de empregos e renda para as pessoas.

Confira a matéria em: https://economia.estadao.com.br/noticias/geral,medidas-tributarias-sao-as-mais-adotadas-diz-insper,70003257290