Evento

Covid-19: Thais Shingai participa de debate sobre medidas tributárias adotadas no exterior

29 de abril de 2020

Na última quinta-feira (23), Thais Shingai, sócia de nossa área tributária e pesquisadora do Insper, participou de discussão do Projeto Pauta 3 sobre medidas tributárias adotadas no âmbito internacional com o objetivo de minimizar as consequências da pandemia de Covid-19. Mediado por João Ricardo Dias, o debate contou ainda com a presença de Melina Rocha Lukic.

Durante a discussão, Thais apresentou os principais resultados de pesquisa do Insper englobando medidas tributárias adotadas por 47 países para enfrentamento da crise. Conduzido por Breno Vasconcelos, Lorreine Messias, Thais Shingai, Letícia Sugahara e Larissa Longo, o levantamento apontou que boa parte das medidas envolvem o diferimento de tributos sobre renda e consumo e suas respectivas obrigações acessórias, relevantes no contexto tributário brasileiro em razão do regime de competência.

A sócia de nossa área tributária mencionou ainda projetos de lei para instituir empréstimo compulsório e destacou que, como recomendado pela OCDE, não devem ser adotadas no momento medidas que ampliam a carga tributária, mas ações para proteger a liquidez de empresas e a renda da população.

Confira o debate na íntegra em: https://bit.ly/2Yd3ogB