Matéria

CNI lança nova edição da Revista Indústria Brasileira

8 de setembro de 2021

A Confederação Nacional da Indústria lançou a nova edição de sua revista, Indústria Brasileira, voltada exclusivamente para a reforma tributária. O periódico conta com mais de 10 conteúdos, entre artigos e reportagens sobre o tema, com a participação de especialistas no assunto.

Breno Vasconcelos, sócio da nossa área tributária, é citado na matéria “Uma oportunidade histórica para a reforma tributária”, compartilhando sua análise quanto ao assunto. Segundo ele, a reforma da tributação sobre o consumo seria uma oportunidade para destravar a economia: “Um estudo divulgado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) no ano passado mostra que, com a adoção do IVA, o PIB pode crescer 5,42% até 2023”, menciona.

Vasconcelos considera ser um consenso que a reforma da tributação sobre o consumo pode corrigir falhas estruturais do sistema tributário brasileiro, tornando os processos produtivos mais eficientes, de modo a reduzir o enorme custo administrativo que as empesas enfrentam atualmente para pagar tributos em conformidade com a legislação. Além disso, também foi ressaltado na entrevista que a convergência para um sistema tributário neutro e uniforme, sem reduções setoriais destinadas a financiar políticas públicas, traria uma maior transparência na tributação.

Faça o download da revista aqui: https://bit.ly/3DRQyqK