Quais processos devem ocupar o tempo da Justiça do Trabalho?
02 de setembro de 2025Alessandra Barichello Boskovic, sócia de nossa área trabalhista, e o jornalista Roberto Maltchik, do JOTA, conversam com os juízes do trabalho Fábio Rodrigues Gomes, do TRT-1, e Diego Petacci, do TRT-2, no terceiro episódio do videocast Novas Relações de Trabalho.
Neste episódio, o tema em debate é “Quais processos devem ocupar o tempo da Justiça do Trabalho?”. Em uma conversa descontraída, os convidados analisam os limites e desafios da atuação da Justiça do Trabalho, que recebeu cerca de 3 milhões de novos processos somente em 2022, um dos maiores volumes de todo o Judiciário brasileiro. A discussão aborda a subordinação — requisito que costuma ter maior peso nas decisões sobre a caracterização do vínculo de emprego —, a judicialização de relações comerciais e a complexidade decorrente das transformações nas relações sociais e econômicas nos últimos anos.
O videocast Novas Relações de Trabalho é produzido pelo JOTA, com patrocínio do Centro de Estudos de Direito Econômico e Social (CEDES). Em seis capítulos, o Professor Nelson Mannrich e Alessandra Barichello Boskovic, sócios de nossa área trabalhista, conversam com juristas e pesquisadores diretamente envolvidos no estudo dessas questões. Novos episódios estarão disponíveis em breve!
Confira o terceiro episódio no canal do JOTA no YouTube: https://tinyurl.com/yrt9s3tc