Imprensa

Robôs, verificações, algoritmo: especialistas analisam possíveis mudanças no Twitter e impacto nas eleições brasileiras

O mundo inteiro recebeu com apreensão a notícia da compra do Twitter pelo bilionário Elon Musk. O motivo da preocupação são as mudanças que poderão ocorrer nas políticas da plataforma. Para nós, brasileiros, essa inquietação recai sobre os efeitos que essa compra terá na próxima campanha eleitoral. De acordo com a postura que o empresário pretende adotar na sua nova rede social, a disseminação de fake news, a autenticação de usuários para combater robôs e os detalhes do algoritmo poderão causar contratempo.

Marco Sabino, sócio da nossa área de mídia e internet, foi entrevistado pelo jornal O Globo e falou sobre o assunto. Ele salientou que Elon Musk tem um “perfil altamente concentrador, conforme o que era visto na Tesla, e que, essa concentração de poder é mal vista pelas melhores práticas de Governança Corporativa”. Sabino ressalta que será preciso observar essa tendência no Twitter, e isso pode significar maior intervencionismo.

O advogado acredita que como o bilionário americano se comprometeu a dar mais transparência aos algoritmos e também para as regras de moderação dos conteúdos, isso poderá favorecer a liberdade de expressão. Porém, trata-se de algo ainda incerto, e são prenúncios que serão comemorados pelos bolsonaristas.

Para Sabino, o caminho a tomar será delineado pela governança corporativa, o que provará se estamos diante de uma verdadeira e positiva evolução social, ou se viveremos um retrocesso.
Leia na íntegra em: http://glo.bo/3MvTZXu