PEC dos Precatórios é parcialmente promulgada e debate continua na Câmara
16 de dezembro de 2021Marco Antonio da Costa Sabino, head da área cível do nosso escritório, participou nessa semana do programa Congresso em Pauta, da TV Alese, para falar sobre a PEC dos Precatórios, que foi parcialmente promulgada pela Câmara.
Para o advogado, embora os motivos da criação da PEC dos Precatórios sejam nobres, a imagem que o Brasil passa no cenário interno e externo é de que não cumpre suas obrigações de pagamento, o que gera desconfiança no investidor e nas instituições de justiça, sobretudo o Congresso e o Judiciário.
Sabino também ressalta “que os direitos têm custos, e que uma das grandes conquistas da sociedade brasileira, a Lei de Responsabilidade Fiscal, não pode ser violada. Se temos que ter responsabilidade financeira em nossas vidas, como o Estado pode furar o teto de gastos?”.
Marco ainda destaca a importância da existência dos programas de transferência de renda no Brasil que possuem fontes sustentáveis e não deslocam rubricas. De acordo com Marco, “abrir a porta para que qualquer rubrica orçamentária fure o teto de gastos é temerário e pode gerar um problema em escala maior. Hoje é a educação, amanhã é a saúde, depois de amanhã é a alimentação, e no fim não tem teto de gastos para nada. Então não acho que tenha justificativa, por melhor que seja a rubrica, para você ter irresponsabilidade fiscal”.
Confira entrevista na íntegra: https://bit.ly/3yvy8cZ