Artigo

O risco reputacional e a pauta ESG

Marco Sabino, sócio da nossa área de mídia e internet, escreveu, em coautoria com Ricardo Esturaro, artigo para o Valor Econômico em que tratam da importância e do valor que a reputação pode exercer nas carreiras dos executivos e de suas empresas. 

Os autores começam dizendo que trata-se de trabalho muito difícil, porém “parece que o mundo corporativo encontrou um atalho para a construção: estamos assistindo, nos últimos anos, um frenesi com o acrônimo ESG, que representa as preocupações com práticas ambientais, sociais e de governança.”

Para Marco e Ricardo, no entanto, é muito complicado implementar a Pauta Environmental Social and Corporate Governance (ESG), ou Governança Ambiental, Social e Corporativa, pois esta sigla passou a ser vista apenas como um selo de qualidade, e “as ações desarticuladas por parte das empresas rapidamente se transformaram em uma fábrica de crises.”

Em seguida, os autores citam casos de empresas que tiveram diversos problemas com o S ou o G. Quanto ao E, a pauta ambiental, Marco e Ricardo dizem que se trata de “um assunto que deveria ser pautado com muito cuidado pelas empresas.”

Na conclusão, os especialistas salientam que “talvez o mais importante em relação a esse assunto é que o mundo corporativo deve se preparar para um sistema internacional de verificação dos compromissos Net Zero. Quando isso acontecer, muitas empresas ficarão expostas quando os seus relatórios ESGs não refletirem a realidade de suas emissões ou de suas empresas.”

Confira artigo na íntegra: https://bit.ly/43RDGNN