Evento

Nelson Mannrich participa do Congreso diálogo social, tripartismo y resolución de conflitos

O sócio da nossa área trabalhista, Nelson Mannrich, participou do Congreso diálogo social, tripartismo y resolución de conflictos, promovido pela Escola Internacional de Diálogo Social, Tripartismo e Resolução de Conflitos – EI-DiSTReC, na Universidade do Panamá.

No evento, o Professor avaliou que o diálogo social é uma expressão do regime democrático e, ao mesmo tempo, pressuposto de sua consolidação. O diálogo entre atores sociais, cuja visão de mundo muitas vezes é antagônica, facilita a construção de soluções adequadas, sem os extremos que isoladamente poderiam surgir quando da solução de conflitos e harmonização de interesses pela via heterônoma.

O Professor também lamentou que, embora presente na OIT, União Europeia, Mercosul e em diversos países, o diálogo social não integra a cultura de países como o Brasil, onde ainda é incipiente e precário. “É gritante o contraste entre experiências em países europeus e mesmo no espaço da União Europeia e o quanto se observa no Brasil, onde o diálogo social não passa de retórica e mesmo subterfúgio para se manter o modelo autoritário e intervencionista de relações de trabalho. Essa resistência se dá em detrimento de uma legislação mais eficaz e de um modelo de solução de conflitos mais eficiente, com vistas às transformações que estão ocorrendo no mundo do trabalho”.

De modo otimista, o Professor concluiu sua exposição reconhecendo que, com a pandemia, o diálogo social parece retomar novo vigor, pela maior consciência da necessidade da participação da sociedade como um todo para encontrar saídas para questões que afligem a humanidade, não apenas no campo das relações de trabalho.