Matéria

Empresas de tecnologia traçam estratégias para combater fake news relacionadas ao Coronavírus

20 de março de 2020

Limitações à circulação de pessoas, distanciamento social, quarentena e home office.  Além dessas e de outras mudanças ocorridas no cotidiano de muitos brasileiros, a pandemia de Coronavírus/Covid-19 trouxe também uma nova leva de fake news, que vão desde soluções caseiras milagrosas a remédios que falsamente prometem curar os doentes.

Diante da avalanche de desinformação que circula na Web e em redes socais, empresas de tecnologia como Amazon, Facebook e Google anunciaram a criação de ferramentas de verificação de informações, visando reduzir o volume de conteúdo falso e impreciso que circula na Internet e em muitos grupos de WhatsApp. 

Em entrevista ao JOTA, Marco Sabino, sócio de nossa área de Mídia e Internet, comenta que as iniciativas propostas pelas gigantes do segmento de tecnologia são fundamentais, porém alerta que o processo de avaliação de veracidade dos conteúdos deve ser minucioso, reduzindo ao máximo os riscos de censura. Sabino ressalta ainda que tais processos devem se pautar pela transparência e priorizar ações preventivas de combate à desinformação.

Confira a matéria na íntegra em:

https://www.jota.info/coberturas-especiais/liberdade-de-expressao/empresas-tecnologia-combatem-fake-news-sobre-coronavirus-19032020