Datas Comemorativas

Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+

No dia 28 de junho de 1969, a comunidade gay de Nova Iorque, cansada de opressão e violência, reuniu-se na porta do bar Stonewall Inn para reivindicar o fim dos ataques da polícia a pessoas que apenas buscavam assegurar seus direitos.

No ano seguinte, as demonstrações ocorreram em Nova Iorque, Los Angeles, São Francisco e várias outras cidades ao redor do mundo, marcando o que hoje chamamos de Dia do Orgulho LGBTQIA+.

O Brasil lançou, em 2009, o Programa Nacional de Direitos Humanos III (PNDH III), com o objetivo estratégico de “garantir o respeito à livre orientação sexual e identidade de gênero, acesso universal a um sistema de saúde de qualidade e a criação de políticas de prevenção de violência”.

Hoje existem muitas organizações e movimentos cujo objetivo é assegurar os direitos humanos da comunidade LGBTQIA+. Como vemos diariamente, contudo, ainda há um longo caminho para a total inclusão.

O Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+ não é uma festa, mas sim uma manifestação para relembrar a busca pelo direito de existir sem perseguição. Por isso, o apoio aos direitos humanos e cidadania desta comunidade é muito importante na construção de uma sociedade tolerante e igualitária.