Datas Comemorativas

Dia Internacional da Mulher

Em 1975, a Organização das Nações Unidas (ONU) adotou o dia 8 de março para recordar e celebrar as conquistas sociais e econômicas que causaram tantas lutas às mulheres ao longo do século XX.

Foram décadas de manifestações, greves, comitês e engajamento político para terem as suas condições de trabalho e o seu espaço na sociedade equiparados aos dos homens.

Apesar das conquistas, como a Lei que qualifica o crime de feminicídio, diversos estudos e os desafios diários mostram que ainda existe muita desigualdade entre os gêneros. A violência contra a mulher tem apresentado números expressivos, e o assédio continua sendo uma constante. E, como sabemos, as mulheres negras e pobres são as que mais sofrem com a violência e o preconceito.

O reconhecimento público da existência de discriminação contra as mulheres é o primeiro passo para a mudança profunda. No entanto, mais do que uma comemoração, o Dia Internacional da Mulher tem como intuito a reflexão. O dia 8 de março deve ajudar a sociedade a repensar diversas atitudes e trabalhar na construção de um mundo mais tolerante, compreensivo e inclusivo para todas as pessoas.