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Datafolha: 60% dizem que fake news podem influenciar muito o resultado das eleições

Marco Antonio da Costa Sabino, sócio da nossa área de mídia e internet, concedeu entrevista à Folha de S.Paulo, em duas matérias, e analisou dados de pesquisa realizada pelo Datafolha sobre a influência das fake news na sociedade atual.

Com relação ao ambiente político, cerca de 60% dos entrevistados acreditam que as notícias falsas podem influenciar muito nas eleições presidenciais desse ano. Sabino diz não haver “evidências empíricas para afirmar que o brasileiro está mais cuidadoso com os conteúdos” do que em 2018, como pensam alguns.

Para Marco, as fake news são um problema para o cenário eleitoral e devem ser combatidas.  “Está claro que as eleições acontecem, sobretudo, no ambiente virtual e que, com base no que aconteceu, as redes vão influenciar o rumo da eleição. Todos veem como a desinformação pode mudar o futuro de um país. A mentira alcança mais pessoas, dura mais tempo e chama mais a atenção”, afirma.

Sobre a propagação de notícias falsas no ambiente digital, 81% dos entrevistados afirmaram que as redes sociais têm que excluir fake news imediatamente. O advogado aponta que as principais plataformas adotaram comportamento mais cauteloso em relação ao tema depois de 2014 e reforçaram iniciativas próprias nessa área.

“Elas são capazes de combater desinformação sem intervenção do Estado. Pesquisas mostram que, quando o usuário é advertido sobre um conteúdo nocivo, ele presta mais atenção ao conteúdo e cria mecanismos críticos, o que quebra o efeito de impacto das notícias falsas”, finaliza.

Confira as matérias na íntegra: https://bit.ly/3LjpOlN e https://bit.ly/3iIQQqo

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