Artigo

Avanço tecnológico transforma relações trabalhistas

Nelson Mannrich, sócio da nossa área trabalhista, escreveu artigo para o JOTA retratando as transformações que o mercado de trabalho sofreu ao longo das últimas décadas.

O avanço tecnológico, decorrente da Quarta Revolução Industrial, modificou o mundo do trabalho. Houve a criação de novos arranjos laborais, como a prestação de serviços por pessoas jurídicas, o trabalho em plataformas digitais, o regime de teletrabalho, além da própria terceirização.

Segundo o advogado, a CLT, estruturada no ecossistema industrial, não atende aos novos modelos de trabalho. Para ele, as novidades legislativas, como a reforma trabalhista e a lei de liberdade econômica, bem como a recente postura do Supremo Tribunal Federal (STF), representam avanços, indicando que legislador e STF estão sensíveis a tais mudanças.

Para Mannrich, a revalorização do princípio da boa-fé contratual nas relações de trabalho é importante, vedando “comportamentos contraditórios de trabalhadores que se beneficiam de vantagens inerentes ao contrato civil (…), e que depois pleiteiam o reconhecimento do vínculo de emprego”.

Confira artigo na íntegra: http://bit.ly/3T0Tw3U