Ativismo nas redes sociais: o caso do boicote ao Facebook
09 de julho de 2020Em artigo publicado recentemente pelo blog do Fausto Macedo, do Estadão, Marco Antonio da Costa Sabino, sócio de nossa área de Mídia e Internet e professor da Fundação Instituto de Administração (FIA), e Leandro Fraga, também docente da mesma instituição, analisam o boicote imposto ao Facebook por grandes anunciantes em função de possível leniência do gigante da Internet em conter discursos de ódio.
Sabino e Fraga defendem o argumento de que, hoje, o fato de todo o mundo ter o desejo de pertencimento a algum grupo gera como consequência um ativismo cujos vencedores são os que detêm maior poder de articulação e mobilização. Nas redes sociais, os autores apontam que tal fenômeno é ainda mais acentuado e, analisando o caso específico do Facebook, os professores apontam também um paradoxo: ora o Facebook é acusado de censura pela moderação de conteúdo que promove, ora essa moderação é considerada insuficiente.
Confira o artigo completo em: https://politica.estadao.com.br/blogs/fausto-macedo/ativismo-em-alta-o-dilema-das-redes-sociais/