Thais Shingai e Matheus Cunha são coautores da obra “Controvérsias Jurídico-Contábeis vol. 6”
16 de dezembro de 2025Thais Veiga Shingai, sócia da nossa área Tributária, foi palestrante no Seminário Controvérsias Jurídico-Contábeis 2025, realizado no último dia 9, integrando a mesa “Reforma da Tributação do Consumo”. O evento, promovido pela FACULDADE FIPECAFI – Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras – e pelo IBDT – Instituto Brasileiro de Direito Tributário, marcou o lançamento do livro “Controvérsias Jurídico-Contábeis vol. 6”, publicada pela NSM Editora, sob a coordenação de Alexandre Evaristo Pinto, Fabio Pereira da Silva, Fernando Dal-Ri Murcia e Gustavo Gonçalves Vettori.
Na obra, Thais Shingai e Matheus da Cunha, advogado da nossa área tributária, são coautores do artigo “O tratamento contábil do IVA em perspectiva comparada: referências internacionais para o Brasil”. No estudo, os autores analisam como os principais regimes internacionais de tributação geral do consumo — como IVA, GST e Sales Tax — tratam, do ponto de vista contábil, os tributos incidentes sobre bens e serviços, tomando como referência as normas IFRS e US GAAP.
“A partir dessa comparação, discutimos o enquadramento do novo IVA dual brasileiro (IBS e CBS), especialmente em temas como definição de receita, reconhecimento de ativos e passivos fiscais e apresentação em demonstrações financeiras. O artigo oferece subsídios técnicos para a construção de políticas contábeis alinhadas às melhores práticas globais, contribuindo para maior segurança jurídica e previsibilidade na implementação do IBS e da CBS no Brasil”, explica Matheus.
A publicação já está disponível para venda no site da editora: https://tinyurl.com/9ahrz5p9