Reforma tributária desafia setores imobiliário e de construção civil
26 de novembro de 2025Thais Veiga Shingai, sócia da nossa área tributária, foi entrevistada por Osni Machado, do Jornal do Comércio, de Porto Alegre, sobre as alterações que a reforma tributária deve trazer para o setor imobiliário e o da construção civil a partir do próximo ano.
Segundo ela, o novo modelo de IBS e CBS representa “uma mudança significativa na forma de apuração dos tributos” e exigirá maior controle e gestão das empresas. Thais destacou ainda que a não cumulatividade, embora represente um avanço, demandará processos mais organizados.
Ao analisar os impactos sobre a cadeia de construção, Shingai explicou que o setor precisará se adaptar à nova lógica de créditos, que se torna elemento central da tributação. Ela observou que “a carga tributária após a reforma é muito casuística, pois variará conforme a estrutura de gastos de cada contribuinte”, o que exigirá atenção especial ao relacionamento com fornecedores e à documentação fiscal necessária para evitar glosas ou perda de créditos.
Thais reforça ainda a importância do contador no compliance tributário, destacando que o novo modelo exigirá controles mais rigorosos. Ao ser questionada sobre quais áreas devem se beneficiar primeiro, afirmou: “Vejo benefícios iniciais para FII e Fiagro, além de oportunidades para incorporadoras em razão do creditamento amplo.”