PL de nova Lei de Segurança Nacional pode gerar dúvidas na medida das liberdades
13 de abril de 2021O Projeto de nova Lei de Segurança Nacional está no centro das atenções após manifestações críticas ao Presidente da República serem objeto de prisões e inquéritos. A Lei de Segurança Nacional (Lei nº 7.170/83) estipula como crime, passível de reclusão, a difamação e a calúnia dirigidas contra os presidentes dos Poderes da República. Alvo de algumas ações no Supremo Tribunal Federal, que questionam sua constitucionalidade, a Lei de Segurança Nacional entrou na agenda do Congresso, que pretende revogá-la, e o Projeto de Lei respectivo está tramitando em regime de urgência.
Sócio de nossa área de Mídia e Internet, Marco Antônio Sabino foi entrevistado pela Folha de São Paulo e apontou críticas ao PL. Segundo ele: “Suponha, como efetivamente acontece, que as pessoas numa manifestação pareçam ameaçadoras e que eventualmente elas protestem, por exemplo, contra um cinturão da polícia que não as deixa caminhar por algum motivo que a autoridade estabeleceu. Se elas enfrentarem a polícia, elas vão incidir nesse crime?”
Além disso, para Sabino, a escolha do termo “reivindicação não violenta de direitos” não é suficientemente protetiva do direito ao protesto.
Confira a íntegra da matéria em: https://bit.ly/3thacGG