Imprensa

Mentira, liberdade de expressão e eleições

Marco Sabino, sócio da nossa área de mídia e internet, escreveu um artigo publicado pelo portal O Globo, em que critica o posicionamento de muitos candidatos em época de eleições, os quais preenchem seu espaço público com mentiras, o que é caracterizado como abuso de expressão.

O advogado nos conduz por um raciocínio no qual demonstra que os candidatos a cargos políticos serão mandatários do povo e, como tal, devem ser responsabilizados por tudo que falam, pregam e sustentam. E esses pretendentes a cargos públicos têm, além do dever moral de falar a verdade, o dever legal de serem honestos.

Sabino deixa um recado importante para os candidatos e candidatas a cargos nas próximas eleições: quem se apresentar em programas de TV ou rádio e apresentar mentiras não estará apenas cometendo um ato moralmente censurável, mas também ilegal, porque viola o direito de todos à informação, moralidade e publicidade. Ele ainda pede aos candidatos que não usem o espaço público como se estivessem em um bar com amigos.

Leia o artigo na integra: http://glo.bo/3TfLQe4