Imprensa

Inteligência artificial: do Brasil aos EUA, propostas de regulação aumentam o cerco às novas tecnologias

Marco Sabino, sócio da nossa área de mídia e internet, conversou com Eliane Oliveira e Renan Monteiro do jornal O Globo, a respeito da pressão em diversos países para a limitação dos riscos da inteligência artificial (IA) e também sobre como regulamentar a nova tecnologia.

O governo americano, por exemplo, está bastante apreensivo com a questão das ferramentas de IA generativa, que são capazes de criar textos e imagens muito semelhantes aos reais e produzidos por humanos.

No Brasil, o projeto de lei apresentado pelo Presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, visa à proteção dos direitos dos usuários e a implementação de sistemas seguros e confiáveis cujo foco é o benefício das pessoas, da democracia e do desenvolvimento científico e tecnológico.

A proposta que tramita hoje surge a partir de um relatório elaborado por uma comissão de juristas. Um texto que inclui a proibição de técnicas subliminares que têm como objetivo levar as pessoas a se comportarem de forma prejudicial ou perigosa.

Segundo Marco Sabino, “o artigo fala em técnicas subliminares, mas a proposta não explica o que é isso, que, a propósito, tem muito questionamento”. No entanto, o advogado acredita que a proposta é importante em vários aspectos.

Confira na íntegra: https://bit.ly/3NREfSA