Dia da Democracia
25 de outubro de 2024A palavra Democracia reflete a forma de governo em que a soberania é exercida pelo povo. Nela, a partir de eleições livres e limpas, com concorrência e igualdade política, os governantes são escolhidos pela maioria da população para representar o povo soberano.
A democracia é celebrada em duas datas: o dia 15 de setembro, estabelecido pela ONU como o Dia Internacional da Democracia, em referência à Declaração Universal da Democracia, e o dia 25 de outubro, sua data comemorativa no Brasil.
O dia de hoje foi escolhido para lembrar a morte de um grande defensor da democracia no País, Vladimir Herzog, que foi assassinado em 1975 nas dependências do Destacamento de Operações de Informação – Centro de Operações de Defesa Interna (DOI-CODI), em São Paulo. A atual Constituição Federal – chamada de Constituição Cidadã – foi promulgada anos depois, em 1988, e assegurou a nossa redemocratização, garantindo o direito ao voto, a alternância no poder e o respeito à livre expressão de todos.
Neste mês em que os cidadãos dos 5.569 municípios brasileiros elegem diretamente seus prefeitos e vereadores para um mandato de quatro anos, devemos celebrar a importância do voto e lembrar que a cidadania é exercida diariamente, e que a Democracia é uma conquista que deve ser defendida e exercida por todos.